segunda-feira, 13 de abril de 2015

TENTAÇÃO OU PROVAÇÃO

Na Bíblia existe uma diferença clara entre estas duas palavras, apesar de, nos dicionários seculares serem indicados como sinônimos, assim como é usado sem critério em varias traduções e versões de Bíblias.

A palavra PROVAÇÃO  (no grego: dokimos ) tem a raiz provar, examinar, verificar, autenticar, aprovar e outros sinônimos, semelhante à provas aplicadas em escolas para verificar o aprendizado. Ler Tg.1,2-4
Na Bíblia a provação pode ter origem divina (ex.: Deus provou a fé de Abrão em Gn.22,1), pode ser permitida por Deus (ex.: Deus permitiu ao diabo provar a fidelidade de Jó , Jó1,12) como também pode ser obra do maligno para afastar o fiel do caminho, mas temos  a promessa de livramento em 2.Pe.2,9..
Na Bíblia a provação com origem divina tem a proposta de capacitar, purificar, edificar o crente, portanto, a proposta é confirmar, firmar e fortalecer o homem de Deus na fé.
Na provação o homem de Deus pode sofrer contratempos, perseguições, danos e prejuízos de vários tipos, sofrimentos de todos os tipo (físicos, emocionais, materiais, profissionais, etc.) confirmando a fidelidade á Deus. A fé é e precisa ser confirmada, isto acontece pelas provações, por isso é bom ler 1.Pe.1,6-7 (a fé é firmada pela provação) e tentações 1.Ts.2,4 (o cristão não deve estranhar a provação).
Na provação o homem de Deus deve lembrar bem claro de Rm.8,28, que o sofrimento e a disciplina divina em geral, colaboram com o crescimento espiritual. Bom lembrar do exemplo do povo de Israel quando vagou por 40 anos no deserto, ver Dt.8,2 .

A palavra TENTAÇÃO (no grego: peirasmos ) tem a raiz tentar, experimentar, testar entre outros sinônimos, semelhante a um objeto que é testado para verificar os limites, podendo sofrer dano. Ler Tg.1,12-14
Na Bíblia a tentação nunca tem origem divina! Deus até pode permitir que sejamos tentados, mas nunca além de nossas forças ou condições, ver 1.Co.10,13.  Promessa que deve fazer parte de nossa vida, para que tenhamos força e alento, para que quando passamos por problemas e dificuldades nos lembremos que Deus sabe o que esta acontecendo conosco, está vendo e vai zelar por nós, lembrar da promessa de 2.Pe.3,9,  portanto temos condições de suportar aquele problema ou situação (não pela nossa força mas pela capacitação que vem de Deus pelo Espírito), senão receberemos o livramento. Observo que mediante este versículo, a saber, conhecendo esta promessa não temos a desculpa de que o problema foi maior!
Importante lembrar que Deus é espírito e não físico ou carnal  (Jo. 4,24), Deus é santo e não terreno (Nm.11,44 e 1.Pe.1,15 ). NELE não habita nem pode habitar nada de mal, portanto, o mal não vem e nem  pode vir de Deus. Seria incoerente. Lembrar o que Jesus disse em Mc.3,24-25.
Na Bíblia a tentação é sempre uma ação do demônio, do inimigo vencido na cruz, que tem como objetivo seduzir e afastar o homem de Deus da fé. Sedução com forte apelo egoísta, lembrando que o homem é tentado por coisas humanas e materiais, isto é, por coisas puramente pessoais ,egoístas e interesseiras que afastam o homem de Deus, pois ocupam (ou querem ocupar) o SEU lugar no coração do cristão.
Importante observar no que o nosso mestre, Jesus, foi tentado pelo diabo no deserto em Mt.4,1-11:
- 1º fome (v. 2 a 4): sentimento básico de sobrevivência (lembrar que Esaú trocou o direito de primogenitura, isto é, a benção de Deus, por um prato de comida), convém lembrar que Jesus se tornou humano, sujeito aos mesmos sentimentos, sofrimentos e necessidades como nós (ver estudo:  A NATUREZA DE JESUS)
- 2º orgulho e atrevimento (v. 5 a 7): sentimentos muito valorizados atualmente para autoafirmação e sobrevivência na sociedade
- 3º poder (v. 8 a 10): sentimento que todo ser humano e animal quer exercer sobre os demais, dominar, ter privilégios, etc. e de preferência pelo caminho mais fácil.  Sem nos esquecer que o diabo é mentiroso.

Por fim, seremos tentados e provados, mas temos que ter a certeza de fé no nosso redentor Jesus Cristo, lembrando que temos de resistir firmes na fé, nas promessas, na Palavra de Deus, ver 1.Pe.5,8-9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário